A utilização de BIM / Revit
A importância e vantagens da utilização de BIM em projetos de redes de incêndio – Sprinklers
Em primeiro lugar; o que é BIM?
“Building Information Modeling” é uma metodologia que gere todo o ciclo de vida de uma construção, desde o planeamento e projeto à execução e manutenção.
É um processo colaborativo que integra dados e modelos digitais.
Pode ser implementado com recurso a softwares como o Revit, por exemplo.
Visualização tridimensional
A modelação BIM permite a criação detalhada de modelos 3D que ajudam na visualização da instalação dos sprinklers e todo o sistema hidráulico no contexto do edifício.
Coordenação multidisciplinar
Facilita a colaboração entre diferentes disciplinas (arquitetura, estrutura, instalações técnicas), promovendo um fluxo de trabalho mais colaborativo e a redução de conflitos durante a execução da obra.
Automatização de cálculos hidráulicos
O Revit pode ser utilizado para realizar cálculos hidráulicos segundo as normas pretendidas (ex.: NFPA13 ou EN12845), assegurando um fluxo e pressão adequados para o bom funcionamento da rede de sprinklers.
Conformidade normativa
Garante a conformidade do projeto com as normas e regulamentos de segurança, seja NFPA13 ou EN12845.
Documentação e relatórios
Gera toda a documentação necessária, como plantas, cortes e detalhes, além de relatórios de materiais e quantidades, entre outros.
Simulações e análises
Permite realizar simulações para analisar o comportamento do sistema e eliminar, desta forma, todas as falhas que possam ocorrer.
Eficiência de tempo e redução de custos
A possibilidade de detetar problemas antes da construção contribui para uma execução mais eficiente, o que pode resultar em economia de tempo e de custos.
Manutenção
O modelo pode e deve ser utilizado para a gestão de intervenções futuras, facilitando o acesso a todas as informações necessárias.
Em suma, a modelação BIM na elaboração de projetos hidráulicos de sprinklers melhora a qualidade do projeto, a comunicação entre as diferentes equipas e a eficiência geral do processo de construção, contribuindo para a segurança e eficácia do sistema projetado.